Musk não ameaça soberania da Amazônia, diz Fábio Faria

Musk não ameaça soberania da Amazônia, diz Fábio Faria

O ministro das Comunicações foi responsável pelo encontro do dono da Tesla com o presidente Jair Bolsonaro e empresários brasileiros

O ministro Fábio Faria, das Comunicações, afirmou nesta sexta-feira, 20, que a fiscalização do desmatamento e dos incêndios ilegais pela SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, não afetará a soberania brasileira na Amazônia.

“Quem libera os satélites para o espaço não é o governo brasileiro. Os satélites estão lá. O que queremos é que todas as informações que eles já têm sejam divididas com o governo”, disse Faria, em entrevista a jornalistas no Hotel Fasano Boa Vista, em Porto Feliz (SP). O ministro foi responsável pelo encontro de Musk com o presidente Jair Bolsonaro (PL) e empresários brasileiros.

Ele também afirmou que o país vai se beneficiar com o compartilhamento de informações para agir quando houver crimes na Amazônia. Questionado se os satélites comprometem a  soberania brasileira, o ministro respondeu:

“Eles que estão abrindo mão da soberania deles para nós. Pergunta constante, mas falta conhecimento nesse caso, porque teremos, no futuro, milhares de satélites e, se o governo brasileiro puder ter informações para agir, é muito melhor.”

Além do monitoramento na Região Amazônica, o CEO da Tesla também anunciou que lançará o sistema Starlink para 19 mil escolas em áreas rurais do Brasil.




Leia também:

Terra Brasil Notícias