Morre Vangelis, compositor da trilha de ‘Carruagens de fogo’, aos 79 anos

Morre Vangelis, compositor da trilha de ‘Carruagens de fogo’, aos 79 anos

Causa não foi divulgada. Compositor foi pioneiro da música eletrônica, para além da consagrada carreira no cinema

O compositor grego Vangelis morreu, nesta quinta-feira (19/5), aos 79 anos, segundo a agência de notícias grega ANA. A morte foi posteriormente confirmada pelos advogados do artista. A causa da morte não foi divulgada. O primeiro-ministro grego, Kyriákos Mitsotákis, lamentou nas redes sociais. “Vangelis Papathanassiou não está mais conosco. O mundo da música perdeu o artista internacional Vangelis”, escreveu.

O artista foi responsável por algumas das trilhas sonoras mais famosas da história do cinema, como Blade runner e 1492, do diretor Ridley Scott, e Carruagens de fogo, de Hugh Hudson, que lhe rendeu a estatueta do Oscar, em 1982. O tema principal do filme foi adotado pela comunidade do atletismo após a BBC utilizar a música na cobertura da Olimpíada de 1984, que aconteceu em Los Angeles.

Vangelis começou a carreira musical em bandas de rock progressivo como Formix e Aphrodite’s Child. Além das trilhas sonoras, o grego se destacou como um precursor da música eletrônica. O compositor, que era autodidata, se inspirava na exploração espacial, natureza e arquitetura futurista para produzir sua obra.




Leia também:

Terra Brasil Notícias