Após ação na cracolândia, usuários de drogas se espalharam pelo centro

Um dia após uma operação policial na Praça Princesa Isabel, onde se concentrava o fluxo do ponto de uso de drogas em São Paulo, usuários se espalham por diversos pontos do centro nesta quinta-feira (12/5). A praça agora está cercada por agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e por policiais.
Sem poder voltar, grande parte dos usuários foi para as ruas do Triunfo e Gusmões, a poucos metros tanto da Princesa Isabel quanto da Praça Júlio Prestes, onde se concentrava o fluxo até o início de março. Muitos dependentes químicos ocupam também a rua Helvétia.
A migração, porém, não ocorreu de maneira homogênea. Muitos usuários foram para a praça Marechal Deodoro e para o Largo de Santa Cecília – que também ficam no centro, mas a cerca de dois quilômetros de distância – e se espalham nos arredores da Avenida Angélica.
Com a movimentação de centenas de dependentes químicos após a operação policial, houve relatos de furtos na região próxima à Princesa Isabel, tanto de comércios quanto de celulares de pessoas que passam a pé.
O delegado Roberto Monteiro, da delegacia seccional do centro, tratou, na noite da última quarta (11/5), a dispersão dos usuários por vários pontos da cidade como algo positivo.
“Fica mais fácil trabalhar com eles dispersos. Quando nós diluídos esses grupos em pequenos é mais eficaz a abordagem”, disse. “Na Praça Júlio Prestes, tínhamos um grupo homogêneo em que o fluxo chegou a ter 4 mil traficantes, travessias, disciplinas, etc. A permeabilidade desse grupo é muito complexa.”
Seis presos
A Operação Caronte realizada na manhã da última quarta terminou com seis pessoas presas – a Polícia Civil confirmou a sexta prisão na manhã desta quinta, entre eles Lucas Felipe Macedo Marques, de 22 anos, conhecido como Filé com Fritas.
De acordo com o delegado Roberto Monteiro trata-se de um “traficante relevante” que “atuava de forma contumaz na praça Princesa Isabel”, e que foi identificado por policiais civis infiltrados que atuaram na cracolândia nos últimos meses. Filé com Fritas tinha antecedentes por furto e por tráfico de drogas.
Além disso, foram apreendidas facas, duas armas de fogo falsas e alguns tijolos de crack e maconha. A polícia possuía 36 mandados de prisão, mas só conseguiu cumprir três. As outras pessoas detidas foram presas em flagrante.
Créditos: Metrópoles.