Ciclone de ‘proporções raras’ está perto do RS e alerta é mantido

Ciclone de ‘proporções raras’ está perto do RS e alerta é mantido

Um ciclone de proporções raras avança pelo Atlântico; assista o alerta da MetSul e confira a nota emitida pelo Iate Clube de São Lourenço do Sul

Defesa Civil Nacional convocou coletiva de imprensa para “alertar população sobre cuidados com ciclone no sul do país”. Participam os diretores do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres e do Inmet.

Um ciclone extratropical se intensifica em direção ao Rio Grande do Sul, e o Estado pode registrar rajadas de até 110 km/h, entre terça-feira (17) e quarta-feira (18). As rajadas de vento sopram com forte intensidade em boa parte do Estado, especialmente na faixa Leste, deixando o mar agitado.

De acordo com a Sala de Situação, a umidade poderá causar chuva nas maiorias das regiões gaúchas, podendo ser pontualmente forte entre a região Sul e a Região Metropolitana. Também não se descarta a ocorrência de chuva congelada em pontos isolados e de neve nos Campos de Cima da Serra.

Na madrugada de quarta (18), as chuvas pontualmente fortes e as rajadas intensas continuam na faixa Leste, mas gradualmente perdem intensidade, com o deslocamento do sistema para Santa Catarina. A tendência é que o tempo estável volte a atuar na quinta (19).

O Estado pode registrar temperaturas baixas ao longo da semana, com previsão de temperaturas mínimas de 3 °C na Serra e 9 °C na região da Campanha.

A Defesa Civil recomenda atenção especial às comunidades em situação de vulnerabilidade social, idosos, enfermos, crianças e animais domésticos.




Leia também:

Terra Brasil Notícias