Rússia e EUA têm 90% das armas nucleares do mundo

Rússia e EUA têm 90% das armas nucleares do mundo

Juntos, todos os países da Otan que têm armas nucleares possuem 6.065 ogivas, enquanto a Rússia tem 5.997

A Rússia e os Estados Unidos têm, juntos, 89,7% das armas nucleares do mundo. No total, os 2 países concentram 11.527 ogivas nucleares, sendo 5.977 do governo russo e 5.550 do governo norte-americano, até fevereiro de 2022.

Contando com os outros 2 países da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que também têm armas nucleares, a Rússia é ultrapassada, ainda que por pouco. Com os arsenais nucleares mantidos pela França e pelo Reino Unido, 290 e 225, respectivamente, o total da organização vai a 6.065. Os dados incluem informações oficiais de cada país que mantém esse tipo de arsenal, além de estimativas de especialistas do setor. O Boletim de Cientistas Atômicos mais recente foi lançado em 25 de fevereiro de 2022, sobre o arsenal russo. O sobre as armas norte-americanas foi publicado em 26 de janeiro de 2022.

No último domingo (27.fev), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, colocou as equipes de armas nucleares do país em posição de alerta. O líder afirmou que a motivação foi as “declarações agressivas” da Otan, além de sanções financeiras anunciadas por países do Ocidente por causa da guerra russa contra a Ucrânia. Os Estados Unidos declarou que a ação de Putin é “inaceitável” ainda no domingo (27.fev). A Ucrânia afirmou, na ONU, que acionar o sistema de armas nucleares é “loucura”.




Leia também:

Terra Brasil Notícias