Tereza Cristina fecha parceria com Irã para impulsionar agro

Tereza Cristina fecha parceria com Irã para impulsionar agro

Neste sábado, a ministra da Agricultura também discutiu a possibilidade de ampliar a compra de produtos já comercializados

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, está no Irã desde a última quarta-feira, 16. Acompanhada de uma comitiva de empresários brasileiros, ela cumpre uma agenda com foco em fertilizantes para o setor agrícola e ampliação de acordos entre os dois países.

Neste sábado, 19, a ministra se encontrou com representantes de empresas públicas importadoras de alimentos. Pelo Twitter, Tereza Cristina anunciou a assinatura de uma declaração conjunta com o governo iraniano para impulsionar o comércio agrícola brasileiro.

“Há grande potencial de comércio de produtos como frutas secas, pistache, trigo e açafrão pelo lado iraniano; algodão, arroz e açúcar pelo brasileiro”, escreveu a ministra.

Segundo a pasta, até o fim deste semestre, deverá ser realizada uma reunião do Comitê Consultivo Agrícola.

Na agenda deste sábado, a ministra também discutiu a possibilidade de ampliar compras de outros produtos já comercializados, como exportações de ureia pelo Irã e de grãos e proteínas pelo Brasil.

A reunião sobre o acordo foi realizada com o ministro da Agricultura do Irã, Seyed Javad Sadatinejad.

“A bola está em campo, agora é só chutar para o gol. O país do futebol também é o país do agro”, escreveu Tereza Cristina.

A comitiva brasileira também participou de um encontro com o presidente da National Petrochemical Company (NPC), Morteza Shah-Mirzaei. A empresa, responsável pelo desenvolvimento e funcionamento do setor petroquímico iraniano, pretende aumentar o volume de envio de ureia para o Brasil, segundo a ministra.

“A agricultura brasileira precisa cada vez mais de fertilizantes. Em parceria com o Irã, asseguraremos a compra estratégica desses insumos para continuar produzindo mais alimentos, com maior eficiência”, garantiu.




Leia também:

Terra Brasil Notícias