Especialista diz a Istoé que máscaras deixaram sequelas nas pessoas e precisam ser retiradas imediatamente

Especialista diz a Istoé que máscaras deixaram sequelas nas pessoas e precisam ser retiradas imediatamente

“Temos de voltar rapidamente à vida normal que supõe a vida social sem máscara. A máscara é uma barbaridade nas relações sociais em que vivemos”

Um pneumologista português, em entrevista a rede ‘SIC Notícias’, afirmou que está na hora de Portugal voltar à normalidade, com o alívio das restrições da pandemia da Covid-19, como vem acontecendo em diversos países europeus, inclusive na vizinha Espanha, que foi retirada hoje a obrigatoriedade de usar máscara na rua.

“Em qualquer destes países, a situação neste momento é completamente diferente da que foi no passado. Nós vivemos, atualmente, com uma infecção completamente instalada na população, veio para ficar, e com uma população muito bem imunizada que a transformou numa doença relativamente suave”, disse o Agostinho Marques ao canal televisivo, defendendo que o uso obrigatório de máscara é uma das medidas a ser retirada rapidamente.

“A máscara deixou sequelas graves na mentalidade das pessoas”, acrescentando que “é preciso um esforço ativo, semelhante ao que houve para implantar a máscara, para retira-la”. “Temos de voltar rapidamente à vida normal que supõe a vida social sem máscara. A máscara é uma barbaridade nas relações sociais em que vivemos, é importante que não nos habituemos a este apetrecho”, declarou, ressalvando que se deve manter apenas em situações excepcionais e decretadas por normas das autoridades.

A redução do período de isolamento, de 7 para 5 dias, é outra medida a ser aplicar imediatamente – “já vai muito atrasada”, apontou -, assim como a política de testes à Covid-19. “A evolução tem tudo para ser favorável porque a positividade massiva de janeiro imunizou, complementarmente à vacina, muitas pessoas que agora estão mais resistentes”, finalizou.

Fonte: Istoé




Leia também:

Terra Brasil Notícias