Tumulto na Copa Africana de Nações deixa pelo menos oito mortos e dezenas de feridos

Tumulto na Copa Africana de Nações deixa pelo menos oito mortos e dezenas de feridos

Seleção de Camarões disputava com Comores as oitavas de final da Copa Africana de Nações

Pelo menos oito pessoas morreram e 50 ficaram feridas, nesta segunda-feira (24), em um tumulto do lado de fora de um estádio de Camarões, onde a seleção local disputava as oitavas de final da Copa Africana de Nações (CAN). Um dos mortos é uma criança. As informações são do Ministério da Saúde do País.

A tragédia aconteceu quando uma multidão tentou entrar à força no estádio Olembe, com capacidade para 60 mil espectadores, para assistir à vitória de 2 a 1 de Camarões sobre a seleção de Comores.

Algumas horas antes, a televisão estatal anunciou um balanço de “seis mortos e dezenas de feridos”.

O ministério informou que o tumulto aconteceu na estrada sul do estádio. “As vítimas foram transportadas imediatamente para hospitais em ambulâncias, mas o tráfego intenso atrasou o traslado”, afirmou o governo.

Um bebê foi pisoteado durante o tumulto, mas foi levado para um hospital de Yaoundé e está em condição “estável”.

Cinquenta pessoas ficaram feridas no incidente, incluindo duas pessoas com múltiplas lesões e outras duas com ferimentos graves na cabeça.

CASO É INVESTIGADO

A Confederação Africana de Futebol (CAF) “investiga a situação para obter mais detalhes do incidente”, informou a entidade em um comunicado. A CAF convocou uma “reunião de crise” com o comitê organizador local para esta terça-feira (25) para examinar a segurança nos estádios.

O ministro camaronês da Saúde, Manaouda Malachie, publicou no Twitter fotos de sua visita a um hospital que atendia os feridos.

Ministro camaronês da Saúde, Manaouda Malachie, publica no Twitter fotos de sua visita a um hospital que atendia os feridos do tumulto na Copa Africana de Nações

A PARTIDA

O meio-campista de Camarões Martin Hongla (E) luta pela bola com o meio-campista de Comores Fouad Bachirou (D) durante a partida de futebol das oitavas de final da Copa das Nações Africanas (CAN) 2021 entre Camarões e Comores no Stade d'Olembe em Yaounde em 24 de janeiro de 2022

No gramado, antes da divulgação da notícia do incidente do lado de fora do estádio, Camarões garantiu vaga nas quartas de final do torneio e enfrentará Gâmbia no fim de semana em Douala.

Comores fez uma grande partida contra o time da casa, após avançar para as oitavas de final em sua primeira participação na CAN.

Minutos após o apito final da partida não havia sinais da tragédia nas proximidades do estádio Olembe – que foi construído especialmente para a CAN.

Para evitar a propagação do coronavírus, o estádio teve a capacidade limitada a 60% de sua capacidade durante o torneio, o que aumenta para 80% nas partidas de Camarões.




Leia também:

Terra Brasil Notícias