Justiça derruba obrigatoriedade de máscara em Nova York

Justiça derruba obrigatoriedade de máscara em Nova York

A Justiça de Nova York, nos Estados Unidos, derrubou na segunda feira (24) uma ordem do governo estadual que obrigava o uso de máscara facial no interior de locais públicos, como escolas. A governadora estadual, Kathy Hochul, afirmou que trabalhará para reverter a decisão.

Segundo o juiz Thomas Rademaker, o governo estadual e o Departamento de Saúde de Nova York não tinham autoridade para promulgar a decisão sem aprovação do Poder Legislativo do Estado.

A governadora de Nova York disse discordar da decisão. “Minha responsabilidade como governadora é proteger os nova-iorquinos durante esta crise de saúde pública, e essas medidas ajudam a impedir a propagação do coronavírus e salvar vidas”, afirmou Kathy em comunicado. “Discordamos fortemente dessa decisão e estamos buscando todas as opções para reverter isso imediatamente.

A obrigatoriedade do uso de máscaras foi determinada no fim de dezembro, como medida de contenção da variante ômicron.

Para ser claro, este Tribunal não pretende de forma alguma questionar ou opinar sobre a eficácia, necessidade ou exigência de máscaras como meio ou ferramenta para lidar com a covid-19”, escreveu Rademaker. “Este Tribunal decide apenas se a regra em questão foi devidamente promulgada e, em caso afirmativo, se ela pode ser aplicada.




Leia também:

Terra Brasil Notícias