Câmara de Ribeirão Preto aprova moção de repúdio ao papai noel gay da Noruega

Câmara de Ribeirão Preto aprova moção de repúdio ao papai noel gay da Noruega

O autor do projeto, vereador André Rodini (Novo), disse que a figura do Papai Noel estimula a “meritocracia” nas crianças

Localizada na Europa, a Noruega fica a quase 10 mil quilômetros de distância da cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Porém, mesmo distante, os vereadores paulistas se mostraram bastante incomodados com uma propaganda natalina exibida na televisão norueguesa. Na última terça-feira (30/11), a Câmara Municipal dos Vereadores de Ribeirão Preto aprovou uma moção de repúdio aos Correios da Noruega pela propaganda que mostra um Papai Noel beijando um homem. 

O autor da moção é o vereador André Rodini (Novo). Além dos Correios, a moção também foi endereçada ao portal de notícias G1 por divulgar a propaganda.

 A propaganda que incomodou o vereador brasileiro celebra os 50 anos do fim da lei que proibia o casamento homoafetivo no país. No vídeo, chamado “Quando Harry Conhece Noel”, Harry, um homem gay, encontra acidentalmente Noel em sua casa na véspera de Natal.

Moção de Repúdio

Ementa: Repúdio ao Correios da Noruega por criar, e ao Portal @g1, juntamente com a repórter Luiza Tenente, pela forma que circulou propaganda de Natal com Papai Noel Gay.

Autor: Vereador André Rodini (NOVO/ Ribeirão Preto) pic.twitter.com/ibM9rRhBMd

“Eles poderiam ter utilizado Odin, Thor, qualquer outro mito da religião nórdica. O Papai Noel não, é mais uma representação cristã, ele é uma representação universal. Na cabeça das crianças, ele representa o lúdico. […] O Papai Noel é uma das poucas lendas universais que prega a meritocracia. Se você respeitar as pessoas, receberá um mimo no final do ano”, disse o vereador.

As figuras nórdicas citadas por ele, Thor e Odin, eram idolatradas no norte da Europa antes da ascensão da Igreja Católica. Vale pontuar que atualmente na Noruega a religião luterana protestante é a oficial. 

“O Papai Noel não tem que sair do armário! Ele que tem que descer pela chaminé”, complementou Rodini.

Para a vereadora Duda Hidalgo (PT) enviar uma reclamação aos Correios da Noruega não seria atribuição do parlamento ribeirão-pretano. “Quanto custa enviar uma moção para a Noruega? Vocês acham que esse é o papel da Câmara de Ribeirão Preto?”, disse ela.

Confira a propaganda: 




Leia também:

Terra Brasil Notícias