Brasil doará 500 mil doses de vacina ao Paraguai

Brasil doará 500 mil doses de vacina ao Paraguai

Doses disponibilizadas serão da CoronaVac, informou o Ministério das Relações Exteriores

O governo brasileiro decidiu doar 500 mil doses de vacinas contra a covid-19 ao Paraguai. Será o primeiro país beneficiado com a doação de imunizantes depois de o Brasil ter se comprometido, na segunda-feira 20, com a doação de 10 milhões de doses para o consórcio global Covax Facility, da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, as doses disponibilizadas serão da CoronaVac, a vacina chinesa produzida pela Sinovac e distribuída no país pelo Instituto Butantan.

Até o momento, ainda não há uma data definida para o início do envio dos imunizantes.

Em nota conjunta divulgada nesta sexta-feira, 24, o Itamaraty e o Ministério da Saúde disseram que “a iniciativa bilateral reforça os fortes laços que unem os dois países” e que “Brasil e Paraguai mantêm importante diálogo e atuação conjunta na atual emergência sanitária”.

“Com esse gesto, o Brasil contribui com o objetivo de salvar vidas e dá mais um passo para a superação da pandemia de covid-19”, diz o comunicado.

A doação do Brasil ao Paraguai foi acertada durante um encontro em Buenos Aires, na Argentina, nesta semana, entre os ministros da Saúde brasileiro, Marcelo Queiroga, e paraguaio, Julio Borba.

Uma Medida Provisória (MP) editada no início desta semana autorizou a doação. De acordo com o governo federal, a decisão de enviar doses para outros países não prejudicará a campanha de vacinação do Brasil.




Leia também:

Terra Brasil Notícias