Vulcão Cumbre: Casal se refugia em barco para escapar de lava nas Ilhas Canárias

Vulcão Cumbre: Casal se refugia em barco para escapar de lava nas Ilhas Canárias

Juergen Doelz e sua namorada, Jacqueline Rehm, estavam vendendo seu pequeno veleiro na ilha espanhola de La Palma quando o vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção, forçando-os a fugir de casa e se mudar para o barco.

Doelz, de 66 anos, e Rehm, de 49 anos, que são da Alemanha, vinham tentando vender o barco para juntar dinheiro depois que ela perdeu o emprego em uma locadora de automóveis devido à pandemia do novo coronavírus. A informação é do Portal R7.

Em 19 de setembro, quando o vulcão começou a cuspir lava incandescente a apenas 4 quilômetros de sua casa, em Todoque, o casal tinha acabado de voltar de uma viagem com um comprador em potencial. A venda havia fracassado, porque a embarcação “não era esportiva o suficiente”, disse Doelz à Reuters sobre o barco, atracado no porto de Tazacorte.

Poucas horas depois, eles foram obrigados a sair da casa alugada, com terraço e vista para o mar. Tiveram que deixar para trás a maior parte de seus pertences.

“Felizmente, ainda tínhamos o barco… E desde então vivemos nele. É pequeno, mas está bem”, disse Doelz, que é aposentado.

Correntes de lava devastaram mais de 600 hectares de terra e destruíram perto de 1.600 estruturas em La Palma. Aproximadamente 6 mil pessoas foram retiradas de suas casas na ilha, que tem cerca de 83 mil habitantes.

“Mudamos para cá [La Palma] há dois anos e meio, e depois de meio ano encontramos a casa dos nossos sonhos… Perdê-la depois de dois anos é difícil”, afirmou Doelz.

Embora a lava ainda não tenha atingido sua casa, eles acreditam que é apenas uma questão de tempo, depois que o fluxo destruiu a casa de seus vizinhos suíços. A erupção não dá sinais de diminuir.

“Ficaremos no barco enquanto não soubermos o que fazer a seguir. Ficamos aqui ou vamos talvez para outra ilha, como Tenerife? Não faço ideia, não sei. Está escrito nas estrelas”, explicou Rehm.

Leia também:

Terra Brasil Notícias