Banco Mundial eleva expectativa de crescimento do Brasil para 5,3%

Banco Mundial eleva expectativa de crescimento do Brasil para 5,3%

Em junho, a instituição internacional havia projetado alta de 4,3%

O Banco Mundial elevou a estimativa de crescimento da economia brasileira para 5,3% em 2021. Em junho, a instituição internacional havia projetado alta de 4,3%. O número divulgado nesta quarta-feira, 6, também está acima das projeções do mercado financeiro, que, de acordo com o último Boletim Focus, prevê crescimento econômico de 5%.

Contudo, a expectativa do Banco Mundial para o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022 recuou para 1,7%, ante 3% estimados em junho. As previsões de crescimento do Brasil são menores que os avanços de 6,3% observados em 2021 e 8% em 2022, calculados para a região da América Latina e Caribe (ALC) como um todo.

Caso a projeção seja confirmada, a alta da economia da região em 2021 poderá recuperar as perdas de 6,7% registradas em 2020.

“A recuperação econômica da ALC está sendo mais vigorosa que a prevista no início do ano, mas ainda permanece mais lenta do que ditaria a atual conjuntura favorável”, informou o Banco Mundial, ao explicar os resultados econômicos das nações sul-americanas.

“Dadas as recuperações robustas dos principais parceiros comerciais dos países da região, as baixas taxas de empréstimos globais e a perspectiva de outro superciclo de commodities, as taxas de crescimento podem ficar 1,5 ponto porcentual acima da previsão”, concluiu o Banco Mundial.

Leia também:

Terra Brasil Notícias