Alemanha vai às urnas neste domingo para eleger sucessor de Merkel

Alemanha vai às urnas neste domingo para eleger sucessor de Merkel

Disputa se acirrou nos últimos dias. Social-democrata Olaf Scholz ainda aparece à frente em pesquisas, mas conservadores de Armin Laschet diminuem desvantagem.

Neste domingo (26), os alemães vão às urnas para escolher quem vai liderar o país após a aposentadoria da chanceler federal Angela Merkel, que deixa o poder após 16 anos de governo. Pesquisas apontam um resultado acirrado, com nenhum dos grandes partidos alemães aparecendo com mais de 30% das intenções de voto, o que deve dificultar a formação de coalizões no Bundestag (câmara baixa do parlamento federal).

Neste sábado (25), Merkel, que se permanceu distante da disputa, participou de um comício e fez um apelo pelo voto a favor do candidato conservador Armin Laschet, que figura como perdedor contra o social-democrata Olaf Scholz.

Cerca de 60 milhões de alemães com mais de 18 anos estão aptos a votar. Muitos já o fizeram pelo correio. Cerca de 2,8 milhões de jovens eleitores, que só conhecem Merkel no poder, vão votar pela primeira vez. A campanha foi tomada por temas como mudança climática, imigração, gestão da pandemia de covid-19 e o futuro da economia numa era pós-Merkel.

Leia também:

Terra Brasil Notícias