Estranho: Renan Calheiros planeja se reunir com integrantes das Forças Armadas em busca de apoio à CPI da Covid

Estranho: Renan Calheiros planeja se reunir com integrantes das Forças Armadas em busca de apoio à CPI da Covid

O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Covid, planeja se reunir com os representantes das Forças Armadas a partir da semana que vem. Ele quer passar a mensagem de que o Exército não será alvo da comissão e abrir caminho para que os militares colaborem com as investigações. A informação é da CNN Brasil.

O movimento de Renan é importante porque o senador e o chamado G7, grupo que reúne parlamentares de oposição e independentes, já debatem a convocação do ex-comandante do Exército Edson Pujol.

O objetivo de Calheiros é aproximar os militares dos trabalhos da CPI, convencendo-os a colaborar com a apuração. O senador indicou a interlocutores que planeja realizar encontros com integrantes das Forças Armadas a partir da próxima semana.

De um lado, Renan quer rebater um discurso que, na visão do senador, será explorado pelo presidente Jair Bolsonaro: “de que a CPI pretende emparedar os militares”.

De outro lado, oferecer uma “saída política” às tropas, ao sinalizar que a CPI pretende apontar que os militares foram arrastados para o centro da crise pelo Palácio do Planalto – e não por decisão própria.

Gazeta Brasil

Leia também:

Terra Brasil Notícias