Idosa de 100 anos se recupera da Covid após quase 20 dias hospitalizada

Idosa de 100 anos se recupera da Covid após quase 20 dias hospitalizada

Aos 100 anos de idade, dona Helena Tortorella Pinheiro Machado pousou para foto com a plaquinha da vitória contra a Covid-19 nas mãos e um sorriso no rosto. Ela deixou o Hospital Estadual de Botucatu no último dia 15 de abril, após ficar 17 dias internada em unidades de saúde da região.

“Tenho 100 anos. Não posso falar muito porque estou cansada. Estava com uma doença e, graças a Deus, consegui a cura. Estou curada do vírus porque este hospital é uma preciosidade. Funcionários dedicados e amigos. A todos o meu grande reconhecimento”, declarou ela.

Dona Helena apresentou os primeiros sintomas da doença no mês de março e teve o quadro clínico agravado nos dias seguintes. A equipe médica do Hospital das Clínicas da Unesp, contudo, optou por não intubá-la, visto que ela estava fragilizada e poderia não resistir ao procedimento.

Quinze dias depois, a melhora de Helena era notável, e por isso, foi transferida ao Hospital Estadual de Botucatu, onde permaneceu por dois dias até receber alta.

Conforme sua neta, Estela Pinheiro, revelou ao portal G1, a senhora centenária se tornou o “xodó” da equipe médica durante o tempo em que esteve hospitalizada.

Leia também:

Terra Brasil Notícias