Braga Netto faz ‘consulta’ de possíveis comandantes das Forças Armadas; veja nomes

Braga Netto faz ‘consulta’ de possíveis comandantes das Forças Armadas; veja nomes

Já despachando do Ministério da Defesa, o novo ministro general Walter Braga Netto dedicará boa parte desta quarta-feira para a escolha dos novos comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica. Segundo oficiais ouvidos pela coluna, o ministro recebe hoje os mais cotados para a vaga para conversas.

Essas espécies de “entrevistas” subsidiarão o ministro para fechar sua preferência. Braga Netto quer decidir com o presidente Jair Bolsonaro os nomes para que o anúncio aconteça ainda essa semana.

Listas oficiais

O Exército enviou a Braga Netto uma lista com o nome dos cinco generais, que seriam os candidatos naturais, por ordem de antiguidade. São eles: Décio Luís Schons, José Carlos de Nardi, José Luiz Freitas, Marcos Antônio Amaro e Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.

O presidente e o ministro não são obrigados a seguir a lista.

Pelo menos um nome corre por fora e tem a simpatia do Planalto: o Comandante Militar do Nordeste, general Marco Antônio Freire Gomes.

Já na Marinha, se Bolsonaro e Braga Netto optarem por seguir a ordem de antiguidade os nomes indicados pela Força foram os do Almirante Alipio Jorge Rodrigues da Silva, Almir Garnier Santos e Marcos Silva Rodrigues.

Na FAB, os três cotados para o comando, por conta da antiguidade na carreira são: Jeferson Domingues de Freitas, Carlos de Almeida Baptista Junior e Marcelo Kanitz Damasceno.




Leia também:

Terra Brasil Notícias