Rússia diz que chegou a acordo para estender pacto de armas nucleares com EUA

Rússia diz que chegou a acordo para estender pacto de armas nucleares com EUA

A Rússia e os Estados Unidos concordaram em estender o tratado de controle de armas nucleares New Start nos termos de Moscou, disse o vice-ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Ryabkov, nesta quarta-feira (27), segundo informações da agência de notícias RIA.

O Kremlin disse na terça-feira que os dois países chegaram a um acordo para estender o pacto, assinado em 2010 e com vencimento no próximo mês, que limita o número de ogivas nucleares estratégicas, mísseis e bombardeiros que a Rússia e os Estados Unidos podem usar.

Telefonema 

Líderes de duas das maiores potências econômicas e políticas do mundo, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, conversaram pela primeira vez desde a mudança no comando da Casa Branca.

Os dois governos fizeram relatos distintos. Enquanto a Rússia diz que os dois trataram da cooperação pela Covid-19 e da economia, os Estados Unidos afirmaram que Biden tocou em temas polêmicos.

De acordo com a Casa Branca, Joe Biden disse a Putin estar preocupado com o tratamento que o governo de Moscou tem dado a manifestantes que protestam contra ele. Especificamente, sobre a prisão do líder oposicionista Alexei Navalny.

Navalny foi detido tão logo retornou a Moscou, no último dia 17, depois de ter se tratado de um envenenamento na Alemanha.

Leia também:

Terra Brasil Notícias