Nobel de Medicina 2020 vai para médicos que descobriram vírus da hepatite C

Nobel de Medicina 2020 vai para médicos que descobriram vírus da hepatite C

O prêmio Nobel de Medicina foi concedido nesta segunda-feira (5) ao Harvey J. Alter, Michael Houghton e Charles M. Rice “pela descoberta do vírus da hepatite C”, causador da cirrose e do câncer no fígado. A informação é da CNN.

“Antes do trabalho deles, a descoberta dos vírus da hepatite A e B tinha sido um essencial passo a frente”, disse em um comunicado a Assembleia Nobel no Instituto Karolinska, na Suécia, acrescentando que os três cientistas “fizeram descobertas que levaram à identificação de um novo vírus”.

“A descoberta do vírus da hepatite C revelou a causa dos demais casos de hepatite crônica e tornou possíveis os testes de sangue e novos medicamentos que têm salvado milhões de vidas”, afirmou o instituto.

“Pela primeira vez na história, a doença agora pode ser curada, dando esperança de erradicar o vírus da hepatite C na população mundial.”

O secretário da Assembleia Nobel, Thomas Perlmann, contou que teve que ligar para os cientistas várias vezes antes de finalmente conseguir falar com Alter e Rice.

“Eu os acordei e eles ficaram muito surpresos. Definitivamente não estavam sentados ao lado do telefone porque liguei algumas vezes e não tive resposta”, afirmou Perlmann. “Mas assim que consegui falar com eles, ficaram extremamente surpresos, muito felizes e quase sem palavras. Foi muito divertido conversar com eles.”

Leia também:

Terra Brasil Notícias