Índia tem êxito em lançamento de míssil hipersônico Shaurya; alcance é de 1 mil quilômetros

Índia tem êxito em lançamento de míssil hipersônico Shaurya; alcance é de 1 mil quilômetros

O míssil hipersônico Shaurya, com capacidade nuclear, tem um alcance de até mil quilômetros.

A Índia testou com êxito no sábado (3) uma versão modernizada de seu míssil hipersônico Shaurya, que tem um alcance de entre 700 e 1.000 quilômetros, capaz de levar cargas úteis de entre 200 quilos e uma tonelada, relata o jornal The Economic Times.

O lançamento ocorreu diretamente da ilha Abdul Kalam, situada diante da costa do estado de Odisha, e cobriu o alcance previsto. Segundo fontes citadas, o míssil efetuou uma manobra durante as últimas etapas do voo e atingiu com precisão o ponto indicado no golfo de Bengala.

Os funcionários da Organização para Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa da Índia (DRDO, na sigla em inglês) qualificam o míssil como um dos dez melhores do tipo no mundo desta classe, destacando o alto rendimento de seus sistemas de navegação, propulsão e controle.

Além do mais, o projétil pode ser facilmente transportado, dado que pode ser lançado desde silos e também pode utilizar caminhões como plataformas de lançamento.

Sua detecção também não seria fácil, já que pode ser guardado em locais onde não é possível identificá-lo em imagens de satélite, asseguram as fontes citadas.

Leia também:

Terra Brasil Notícias